Quem sou eu

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
"Piscianos são as águas universais das emoções. Eles choram, riem, sofrem, se alegram pelo que eles sentem, e levam tempo para descobrirem que também são assim pelo que os outros sentem. O universo inteiro de Peixes evolui em torno da sensiblidade e das emoções. São aquelas pessoas que irão trazer para casa os amigos sofridos e, os desconhecidos também. Se você tiver sorte, Peixes se controlará e apenas trará os animais abandonados que encontrou pelas esquinas da rua. E, a pureza emocional de Peixes é tamanha, que é difícil lhes dizer não. Este signo tem um elo de comunicação direto com as manifestações do invisível. A intuição, a sensitividade, a linguagem musical, a expressão criativa das pinturas, das artes em geral. Tudo que, através de formas não verbais ilustrem as emoções humanas. Peixes é o signo que consegue nos apontar o divino em cada um de nós. E, por pertencerem a um universo pessoal tão solúvel e sem fronteiras, são pessoas adaptáveis, e podem se sentir à vontade em qualquer lugar. Na realidade, é assim porque carregam seu rico mundo interno para onde vão. Caminham pela vida, sonhando e devaneando com um mundo melhor."

26 de setembro de 2009

SHANTALA


Shantala é uma massagem indiana milenar, tão antiga que não se sabe precisar a sua origem.

Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.

O ambiente que Leboyer percorrera até então era completamente hostil, mas a cena da massagem fez com que a beleza e harmonia dos movimentos de Shantala transformasse tudo a sua volta.

Leboyer pediu para fotografá-la e filmá-la. Ela, admirada pelo interesse em uma prática tão simples e corriqueira, aceitou. Durante dias ele acompanhou a massagem de Shantala em seu bebê, captando atentamente cada movimento. Leboyer fez o possível para que as fotografias exprimissem a profundidade e o amor envolvidos.

“Sim, os bebês tem necessidade de leite.
 Mas muito mais de serem amados e receberem carinho.
 Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados.”
LEBOYER

Em homenagem a essa mãe, Leboyer deu o nome da técnica de massagem em bebês de Shantala. Na Índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte dos afazeres diários das mães. Lá é muito comum encontrar em ruas e praças públicas mães massageando os seus bebês.

É realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas estendidas da mãe, num local tranqüilo e aquecido. Pode-se usar óleo para facilitar o deslizamento das mãos.
A massagem dura de 15 a 30 minutos, dependendo da idade do bebê e aceitação ao toque. A partir de 1 mês de vida os bebês já podem receber Shantala, respeitando-se apenas a cicatrização umbilical e a sensibilidade da pele do bebê. Pode-se iniciar Shantala em qualquer faixa etária e deverá ser realizada até que ambos queiram.

A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê.

Muito mais do que uma técnica de massagem infantil, Shantala é uma forma de se transmitir amor através do toque sutil das mãos. O toque é o primeiro tipo de comunicação do bebê e através dele, o bebê se sentirá amado e protegido. O toque vai aonde as palavras não alcançam.

O contato através da Shantala é importante para formação da imagem corporal do bebê, pois através dos movimentos da massagem ele descobrirá o seu tamanho, força, flexibilidade, e o

seu próprio corpo (pernas, mãos, pés) e o espaço que o seu corpo ocupa.

Shantala possui inúmeros benefícios no desenvolvimento físico, motor, fisiológico e emocional do bebê, tais como:

  • Melhora o relacionamento mãe-pai-bebê, diminuindo carência afetiva do bebê, fortalecendo o vínculo afetivo mãe-pai-bebê;
  • Ativa a circulação sanguínea estimulando o melhor funcionamento de todos os órgãos;
  • Promove o relaxamento, diminuindo stress;
  • Tranqüiliza e melhora qualidade do sono;
  • Aliviará ou previnirá cólicas, gases ou prisão de ventre;
  • Amplia capacidade respiratória;
  • Aumenta resistência imunológica;
  • Auxilia no crescimento físico;
  • Favorece o ganho de peso;
  • O bebê desenvolve atenção para o próprio corpo, estabelecendo imagem corporal;

  • Auxilia no desenvolvimento sensório motor;
  • Auxilia a minimizar o stress na fase de dentição;
  • Os pais aprendem a conhecer e reconhecer as expressões corporais do bebê.


Shantala também contribui no tratamento de crianças especias, tais como:

  • Auxilia o pleno desenvolvimento de crianças prematuras;
  • Auxilia no tratamento de crianças portadoras de necessidades especiais como Síndrome de Down e Paralisia Cerebral;
  • Contribui no tratamento de crianças autistas e hiperativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário