Um lugar para meus sonhos e devaneios!
"... eu semeei os meus sonhos onde você está pisando agora; pise suavemente, porque você está pisando nos meus sonhos." (W.B.Yeats)
"Piscianos são as águas universais das emoções.
Eles choram, riem, sofrem, se alegram pelo que eles sentem, e levam tempo para descobrirem que também são assim pelo que os outros sentem.
O universo inteiro de Peixes evolui em torno da sensiblidade e das emoções.
São aquelas pessoas que irão trazer para casa os amigos sofridos e, os desconhecidos também.
Se você tiver sorte, Peixes se controlará e apenas trará os animais abandonados que encontrou pelas esquinas da rua.
E, a pureza emocional de Peixes é tamanha, que é difícil lhes dizer não.
Este signo tem um elo de comunicação direto com as manifestações do invisível.
A intuição, a sensitividade, a linguagem musical, a expressão criativa das pinturas, das artes em geral.
Tudo que, através de formas não verbais ilustrem as emoções humanas.
Peixes é o signo que consegue nos apontar o divino em cada um de nós.
E, por pertencerem a um universo pessoal tão solúvel e sem fronteiras, são pessoas adaptáveis, e podem se sentir à vontade em qualquer lugar.
Na realidade, é assim porque carregam seu rico mundo interno para onde vão.
Caminham pela vida, sonhando e devaneando com um mundo melhor."
Toda luz de rua Parece piscar avisando Alguém resmunga E a luz de rua apaga Logo será manhã
Luz do dia Eu tenho que esperar pelo raiar do sol Eu tenho que pensar em uma nova vida E eu não devo desistir Quando amanhecer Essa noite também será uma memória E um novo dia começará
Acabam as queimaduras de esfumaçados dias O velho frio cheiro da manhã A luz da rua apaga, outro noite termina Outro dia amanhece
Se tocar-me Você entenderá o que felicidade é
Olhe Um novo dia já começou."
(Memory - Cats)
Mesmo que seja apenas a chegada de um novo dia o Ano Novo traz a esperança de sonhos que serão realizados, amores concretizados e vida plena... Esperança...esperar...acreditar... O simples amanhecer de um outro dia opera milagres em cada um de nós. Nos enche de fé... e assim seguimos para um novo ano!!!
em uma paixão, em um livro, numa tarde de sábado preguiçosa, em uma viagem, em uma taça de vinho, no jardim, sozinha, com meus amigos, trabalhando, dormindo, em minhas orações, na vida...
Este ano iniciou leve como uma pluma e terminou com um furacão que começou a se formar quando meu pai adoeceu.... seu falecimento foi o fato mais marcante em minha vida, não foi só a sua morte física mas também a minha morte... morte da menina protegida do papai que, ainda, residia em mim. Sua partida me obrigou a crescer, a tomar posse de mim e me ensinou a guerrear. Revelou a minha força e o meu equilíbrio. Desabrochou a mulher que eu desejo ser. Me fez encarar meus medos e conhecer o grande amor que trago dentro de mim.
Este ano foi gratificante profissionalmente e imensamente rico intelectualmente.
Consegui deixar o cabelo crescer, viajei sozinha, visitei minha amiga Nêga 2 vezes em Curitiba, deixei pessoas, que não tinham mais lugar em minha vida, partir... e conheci novas...
Fui abençoada... presenciei pequenos grandes milagres...
Ri, chorei, fiquei bêbada, fiquei triste, alegrei-me, amei.... me entreguei...
Acredito que este ano fui uma boa menina... trabalhei muito, estudei demais, me esforcei para vencer minhas tentações. Fui boa filha e também uma boa amiga. Não roubei...a não ser alguns doces. Não matei... apenas algumas aulas Não me droguei... com nada ilícito. Então hoje, vou deixar minha janela (porque na minha casa não tem chaminé) escancarada para que venhas trazer o meu presente de Natal. O que quero é o seguinte: Que a estrela guia que guiou os reis magos até ao menino Jesus, também guie a mim e aos meus irmãos rumo ao sagrado encontro familiar. Que a partir deste Natal nós possamos nos reencontrar e tatuar em nossos corações os valores de família que o meu pai nos deixou como herança.
Estou aguardando ansiosamente.
Obrigada!
Com carinho,
K.
Natal é tempo ...
De olhar para o céu, encantarmo-nos com a luz das estrelas e seguir a estrela-guia.
É tempo abençoado de dar mais atenção à criança que mora em cada um de nós e às que encontramos em nosso peregrinar, à procura do caminho que nos leva ao nosso Deus-Menino.
" Amigo? Aí foi isso que eu entendi? Ah, não; amigo, para mim , é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça aos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e todos os sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."
O cavaleiro vinha de Knocknare e, quando cruzava os áridos campos de clooth-na-bare; ele sentia Caolte agitando seus cabelos ardentes e Niamh chamando "Venha, venha para cá esvazie seu coração de seu sonho mortal. Os ventos acordaram, as folhas giram pelo ar, nossas faces estão descoloridas, nossos cabelos estão soltos, nosos peitos estão arfantes, nossos olhos tem um brilho fugidio, nossos braços estão acenando, nossos lábios estão entreabertos. Venha! E se alguém olhar sobre nosso tão desejado vínculo, nós estaremos entre ele e os feitos das suas mãos, nós estaremos entre ele e as esperanças de seu coração." O cavaleiro está seguindo velozmente 'entre noites e dias'. E, onde poderá haver esperanças ou feitos tão apraziveis e belos? Seu companheiro Caolte agitando seus cabelos de fogo, E Niamh chamando "Venha, venha para cá."
(w. b. yeats - 1899)
E eu te escolho....
17 de dezembro de 2010
"... suplico que não me mate, não dentro de ti, dentro de ti!"
Advento é o tempo de espera e de preparo para a chegada de algo que nasce. Geralmente, são 4 semanas... mas, o tempo é o de cada um.
Após períodos de altos e grandes baixos, resolvi que era hora do meu Advento. A superação deste momento que vivo só será possível vivênciando este tempo de amadurecimento.
Sei que para receber as bençãos que estão por vir tenho que me preparar espiritualmente e emocionalmente. Fortalecer minha fé. Preciso me abrir para o amor, principalmente para o amor de DEUS...ele é meu grande Pai e foi o pimeiro a me conhecer.... antes mesmo de eu chegar neste mundo... sempre me amou e acredita que sou merecedora... agora eu preciso acreditar e confiar Nele... me abrir para o seu amor. Isto anda difícil para mim, atualmente, porque sempre penso em como o meu grande Pai que tem amor incondicional por mim pôde me fazer sofrer me tirando o meu grande pai terreno??? Mas, estou tentando combater este sentimento e trabalhar a minha raiva...
Agora é meu tempo de parar e refletir...bom que este tempo coincida com minha viagem a Curitiba... porque lá, no meio daquele verde infinito, poderei junto das fadinhas e duendes e gnomos reconectar-me com minha essência.... absorver uma energia pura.
Vou cantar... mesmo que seja no banheiro.... Vou celebrar.... mesmo que seja a chuva que me molha.
Este será o meu tempo para buscar acolhimento e descobrir o meu lugar. De conhecer meus verdadeiros valores e escutar minha intuição.
Vou aproveitar as luzes que tomam contam da cidade para acender a minha luz e assim despertar a esperança de uma vida abundante em amor, felicidade, saúde e prosperidade. Vou utilizar esta luz para anular a desesperança, o medo, a solidão e a depressão.
Vou acolher e aceitar DEUS, porque acredito em seu poder e em suas promessas.
E assim, vou conquistar a vida que eu desejo.
Que assim seja !!!
4 de dezembro de 2010
Quero o meu pai!
Quero o meu pai!
Quero o meu pai!
DEUS, te dou todo o meu dinheiro e o senhor devolve o meu pai. Pode ser???
Porque eu quero o meu pai!
Quero o meu pai de volta!
Queroooooooooooo o meu paiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
De hoje em diante todos os dias ao acordar, direi: "hoje eu vou ser feliz!" Vou lembrar de agradecer ao sol pelo seu calor e luminosidade, sentirei que estou vivendo, respirando. Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente. Não preciso comprar o canto dos pássaros, nem o murmúrio das ondas do mar. Lembrarei de sentir a beleza das árvores e das flores. Vou sorrir mais... vou cultivar amizades e neutralizar as inimizades. Não vou julgar os atos dos meus semelhantes ou companheiros. Vou aprimorar os meus. Lembrarei de ligar para alguém para dizer que estou com saudades! Reservarei minutos de silêncio, para ter a oportunidade de ouvir. Não vou lamentar nem amargar as injustiças. Vou pensar no que posso fazer para diminuir seus efeitos. Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais, vou viver todos os minutos proveitosamente. Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos , nem com atraso, lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais ação. Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter, mas em como posso ser feliz com o que possuo. E o maior bem que possuo é a própria vida. Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de ver alguém sorrir. Vou procurar dar um pouco de alegria para alguém, especialmente quando sentir que a tristeza e o desânimo querem se aproximar. e quando a noite chegar, vou olhar o céu, para as estrelas e para o luar e agradecer porque hoje eu fui feliz!
" Existem 3 tipos de mundo: o mundo como nos fazem crer, o mundo como ele é e o mundo como pode ser."
Viver no mundo que nos fazem crer é viver em meio a pré-conceitos e mitos, ás vezes tão arraigados em nós que acreditamos que são nossos próprios. Mas, é uma forma de viver que nos encaixa em algum lugar e a pertencer a ele. É muito menos trabalhoso viver assim... é só dançar conforme a música".
Viver no mundo com ele é é abidicar de nossa sensibilidade. É aceitar as coisas como são, sem questionar e sem tentar mudar. Seria acostumar com a violência, porque isso é normal. Acostumar com as guerras, a fome e o sofrimento alheio. Virar a cara para o que nos incomoda e fingir que nada está acontecendo... ligar o "tô nem aí..."
Agora, viver em um mundo que tem possibilidade de ser é exercer nosso livre arbítrio.Dá um trabalho danado... nosssa, é foda... mas é recompensador. Transformar o mundo é primeiramente nos transformar... é tomar posse de quem realmente somos.É pôder dizer sim ou não, nos posicionar e nos fazer ser um ser de possibilidade.
Acredito que na nossa vida vivemos, ao mesmo tempo e paralelamente, nestes 3 mundos. Por sermos seres sociais precisamos do outro... de sua aceitação e aprovação. Temos necessidade de nos sentir amados e, ás vezes, isto nos leva a viver (um pouco ou muito) pelo olhar do outro. Quando o sofrimento a nossa volta é muito grande, podemos sim tapar os olhos... para nos proteger, simplesmente porque, naquele momento, não damos conta de fazer outra coisa. Mas, quando somos tocados pelo amor a nós mesmo e ao outro, buscamos o aprimoramento. Somos invadidos por um grande desejo de sermos melhores e de fazer a diferença. Neste momento clamamos por paz e justiça, é nesta hora que os grandes movimentos sociais acontecem... é a hora da revolução -seja do nosso mundo interno ou do externo. E assim, seguimos nosso caminho, hora em um mundo, hora com cada pé em um diferente... e vamos nos construindo e fazendo nascer um 4o mundo: aquele em que nós queremos viver!
Acho que ultimamente o senhor anda de pirraça comigo. Tudo que lhe peço fazes ao contrário!
Rezei, implorei, mendiguei para que curastes meu pai e, no entanto, levou-o para junto de ti! Achei de muito mal gosto de tua parte, mas estou tentando entender as razões para este acontecimento.
Custei a me decidir por abandonar alguém.... pedi um milhão de "luz", não acendeu nenhuma. Além de demorar a tomar tal decisão carreguei um sentimento de culpa nas minhas costas por um bom tempo.
Superei alguém, achei que superei, depois tive certeza e segui adiante, mas atualmente vives querendo esfregá-lo na minha cara.
Fiz uma lista de desejos, fui seguindo passo a passo e não saí do meu foco, só que toda vez que estava "quase" lá me puxastes o tapete.
Acho que atualmente o Céu deve andar sem graça e sua única diversão é brincar com minha cara, resolveu eleger-me a sua "boba da corte", foi!? Se é isto, saiba que a brincadeira já não tem mais graça. Se está dando um de difícil para chamar minha atenção, saiba que não precisa, já que a muito tempo entreguei-lhe meu coração.
Será que não sou boa o suficiente para merecer tuas graças???
Puxa vida.... dá um tempo aí... deixa eu curtir mais a minha felicidade... pára, por favor, de arrancar o doce da minha boca...
Foi um período de manhãs preguiçosas, dias curtos e noites tristes...
Falar de você, com todos e o tempo todo.... para ver se conseguia mantê-lo o mais próximo de mim.
Senti raiva e briguei com DEUS... chamei-o de injusto!
Mil vezes perguntei: "Porque?"
Fiquei triste.... e chorei, chorei muito...
Desesperei a ponto de acreditar que não iria suportar...
Lembrei da sua implicância e sorri...
Escutei seus passos arrastados no meio da noite e sorri novamente
Senti o cheiro das suas comidas... e sorri e sorri...
Vejo o seu sorriso.... toda vez que me olho do espelho...e percebi que você esta em mim, em cada pedacinho do meu ser... no ar que respiro... você está impregnado em mim.
Você está aqui, comigo.... apenas tornou-se invisível para os meus olhos.
Sei que me vê e escuta como antes.... e eu agora posso sentí-lo muito mais próximo do que jamais esteve fisicamente...
Você apenas foi dormir na casa do seu verdadeiro PAI....
Obrigada meu amor, pela vida bonita que teve, pelo exemplo que foi para mim, pelas lições que me ensinou, pela ajuda e principalmente pelo o seu incondicional amor.
Existem épocas na nossa vida que parece que tudo está do lado avesso.
Por mais que se concentre e esforce, no final tudo fica um caos... claro, que podemos salvar uma coisa ou outra, mas, no geral, a confusão é grande.
Nem sabemos por onde começar a arrumar a bagunça... é tanta coisa para colocar no lugar que dá é vontade de dormir para ver se num passe de mágica tudo volte ao eixo.
Simples assim.... pirlim pim pim....
Só que a vida real não dá para levar contando apenas com as palavras mágicas, elas de nada adiantarão se não dermos uma mãozinha aos nossos amigos invisíveis.
Dá preguiça? Dá
Dá medo? Dá
Dói? Demais
Só que o trabalho tem que ser feito, senão quando acordarmos o caos será maior ainda e a batalha infinitamente maior.
Mas, como todo bom e valente guerreiro, antes da luta devemos nos preparar.
Vestir a roupa de batalha para nos proteger - minha roupa é Jesus.
Concentrar - meditar e orar.
Para enfim encararmos o inimigo, com fé.
Mesmo que seja ardúo o trabalho devemos encará-lo para alcançarmos crescimento e felicidade.
Então, com licença ... vou me preparar... rezem por mim!
Existem amores que duram uma noite, algumas horas ou poucos dias, mas a intensidade com que ocorrem é tão profunda que podem nos marcar por toda vida.
Acredito que essas paixões acontecem conosco para nos lembrar de que o amor ainda é possível, só temos que estar abertos para recebê-lo.
" Quando o servidor está pronto, o serviço aparece."
E, assim como vieram, vão embora, deixando um lembrança bonita e nenhuma dor.
Duram o tempo que têm que durar, nem um segundo a mais nem a menos... partem e ficamos com um calor que aquece nossa alma.
No meu caso, foram muitas coisas que permitiram que eu vivesse o meu amor de 2 dias - coragem para viajar sozinha, saudades de uma amiga e um importante aniversário .... foi preciso pegar ônibus, avião, carro e balsa para me levar a este encontro.
Minha história só podia ser vivida ali, naquele cenário de sonho rodeada de pessoas muito queridas. Só naquele lugar era possível o encontro dos nossos mundos.
Apenas 2 dias, que nos bastaram... que foram suficientes.
Na despedida, nada de choro e promessas, apenas o desejo de que fossêmos felizes - cada um no lugar a que pertencia.
E o que restou foi um coração mais leve e carregado de esperanças... porque aqueles dias fizeram renascer em mim a vontade de viver um amor, na minha vida real, .... de amar e ser amada inconcionalmente, verdadeiramente e sinceramente....
É um tipo de câncer que surge no sistema linfático, responsável pela defesa do organismo contra infecções. Pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é na adolescência, entre os 15 e os 19 anos, que acontece o maior número de casos. A principal característica da doença é o aumento dos gânglios da garganta, axilas e virilha, muitas vezes vistos a olho nu. Ainda não se sabe como prevenir. Por isso o auto-exame é fundamental para que a pessoa note essas diferenças no seu corpo e procure um onco-hematologista, médico especialista desta área. Assim, quanto antes o linfoma for diagnosticado, maiores as chances de cura.
Por ano, mais de 12 mil pessoas são diagnosticadas com linfoma no Brasil. Isso significa que mais de uma pessoa por hora descobre ter câncer no sangue, mas grande parte da população ainda desconhece a doença.
Descobrimos, pela dor e pelo amor, com quem podemos contar de verdade e quem não é merecedor de nossa ternura.
As duras palavras de sábado, ditas por quem é um pequeno pedaço de mim, foram compensadas pelas confortadoras palavras que escutei hoje, pelo telefone, de quem está a trocentos mil km de distância mas, que tem um grande pedaço do meu coração.
24 de outubro de 2010
" E, se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer. "
21 de outubro de 2010
Decidi... não aceito mais nada em minha vida pela metade. Por isso, não te quero pela metade e nem desejo te dar apenas um pedaço de mim. Não quero ser a metade de ninguém.... e sim, aquela que te completa! Te bastar... Enfim, gritar ao mundo... e me mostrar com você!
18 de outubro de 2010
"Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
17 de outubro de 2010
"A amizade é a aceitação de cada um como realmente ele é".
A Biblioteca Pública de Belo Horizonte - Praça de Liberdade, nº. 21, Setor de Braille está necessitando de voluntários que possam fazer leitura de livros para pessoas cegas. Os horários são escolhidos pelos voluntários.
São pessoas cegas que estão precisando estudar para concursos, vestibular, etc. Os telefones de contato são: 3269 1218 e 3269 1221, pedir para transferir para o Setor de Braille.
14 de outubro de 2010
" Já não vives pelo corpo; vives da vida dos Espíritos...A morte, para os homens, mais não é do que um separação material de alguns instantes... acompanhar-te-emos pelo pensamento, até que nos seja permitido juntar-nos a ti, com tu te reuniste aos que te precederam.Não podemos ir onde te achas, mas tu podes vir ter conosco... aos que te amam e tu amaste...Fazendo-lhes perceber, pelo pensamento, que és mais ditoso agora e dando-lhes a consoladora certeza de que um dia estareis todos reunidos num mundo melhor."
(O Evangelho Segundo o Espiritísmo)
Toda vez que a tristeza vem asombrar o meu coração são nestas palavras que encontro consolo, porque tenho certeza que estás comigo em todos os momentos da minha vida... guardado em meu coração, eternizado em minhas lembranças e olhando por mim... ao lado do Cheyene.Dizem que o amor pode acabar.... mas o nosso é eterno, ultrapassará muitas e muitas outras vidas.Hoje, aceito melhor tua partida porque entendi que um coração do tamanho do seu era imenso demais para ficar preso aqui na Terra....Vá, meu amor.... distribua tua bondade ao Universo....Te amo com o maior amor dos anjos!!!!
Perder meu pai foi também me perder, porque fui feita dele - do seu sorisso, de suas covinhas e de seu olho pequenino. Meu pai é uma (grande) parte de mim. Foi-se um pedaço do meu peito e da minha familia. Saudade e tristeza profunda misturadas a uma alegria tão grande de tê-lo no passado…De te-lo tido como meu pai. Ele se foi, e esta doendo. Saber que nunca mais vou abraça-lo, nunca mais vou ter o prazer de vê-lo me faz sofrer. Saudade para o resto da vida. Nunca mais vou ouvir sua voz carinhosa me chamar “minha fofucha” nem me perguntar se o meu calcanhar está para trás. Não vou mais escutar a sua risada gostosa de alegria. Escutar seus passos ás cinco e meia da manhã. O sentimento agora é só saudade e tristeza, misto de um "quê" de orfandade. Te perder é inconsolável. Pelo menos consegui me despedir de você, de dizer que te amo e que você é o grande amor da minha vida, de te agradecer por tudo o que você fez por mim e por ter me proporcionado uma vida de "princesa". Você sempre será o melhor pai que eu poderia ter. Vai com Deus e um dia nos encontraremos de novo...
Segundo informações, no domingo, dia 10/10/10, considerando a data especial, haverá a abertura de 3 portais, às 6 -12 e 18 horas, horários em que as energias estarão em atividade máxima. Todos deverão pensar, mentalizar só coisas boas e é a hora de firmar pensamentos em conquistas e possibilidades há muito desejadas. Nenhum pensamento ruim deverá passar pela mente nesses momentos. Só energias e mentalizações positivas. Boa sorte a todos!
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo... e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares... É o tempo da travessia... e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos.”
João Guimarães Rosa
7 de outubro de 2010
PLANEJE... não ande sem rumo!
6 de outubro de 2010
SEJA CRIATIVO... a criatividade sempre ajuda!
5 de outubro de 2010
ENTRE EM CONTATO COM VOCÊ... toque-se... ame-se... esteja em paz consigo!
São Francisco era um homem capaz de enxergar beleza no bater de asas de uma borboleta, no fluir de um rio, em cada raio de sol.
Nos sopros de vida que o rodeavam, ele encontrava DEUS.
Foi uma luz que brilhou sobre o mundo.
Nos ensinou a enxergar os animais como irmãos e amar a natureza em todas as suas manifestações.
E, em sua oração, nos ensina a levar o bem aonde quer que o mal se manifeste, agindo como instrumento de paz!
ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais Consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.
CULTIVE... tudo o que você recebeu de bom!
3 de outubro de 2010
CELEBRE... cada novo dia!
28 de setembro de 2010
Quem não consegue conviver com minha "nudez" é dispensável em minha vida!
Trem bão é sentar no boteco com os amigos para tomar cerveja, fumar e conversar. Conversar sobre futebol, política... Falar dos outros, da gente... Sem se preocupar se vão te julgar. Rir, chorar.... Beber e fumar... Desabafar... Ô trem bão é ter amigos!!!
Nunca me conquiste toda, me deixe sempre um pouco vazia - um pouco apenas - para que sempre tenhámos vontade de mais... e assim, seremos felizes e um tiquinho doídos.
Sempre toque minhas mãos, elas é que não se distraem e reconhecem a verdade e se elas não reclamam, eu não reclamo.
Nunca me dê flores nem atenção antes do sono, a não ser que você os queira dar por me querer. Mas sou fêmea e quero sempre o beijo como a última coisa e de me sentir rosa vermelha, suculenta e desejada.
Sempre ande com as próprias pernas porque minha cabeça pesada exige o meu par inteiro. Mas me abrace porque meu colo de mulher exige o peso de outro mundo além do meu. E te levo, leve, para você conhecer o meu mundo.
Nunca se esqueça do que meus olhos dizem - principalmente quando eu não o fizer com a boca. Minha sinceridade é corporal. Você me conhecerá se prestar atenção em mim.
Sempre haverá a presença de nossas sombras. Mas, ela se tornará uma quando nossos corpos nus se fundirem ao meio dia na expressão de uma afeição sem pressa.
Se não me ama, apenas nada diga. O silencio é revelador e eu entenderei...
Mas, se me ama, nem sempre diga. Mas sempre que disser, me surpreenda.
23 de setembro de 2010
O QUE QUERO É FOME
(Rubem Alves)
"Conheço muitos testes de inteligência. Não conheço nenhum teste de sabedoria. É importante saber a diferença entre essas duas, inteligência e sabedoria, frequentemente confundidas. A inteligência é nossa capacidade de conhecer e manipular o mundo. Ela tem a ver com o poder. A sabedoria é a graça de saborear o mundo. Ela tem a ver com a felicidade. As escolas se dedicam a desenvolver a avaliar a inteligência. Para isso desenvolveram testes. Os testes avaliam a inteligência dos alunos por meio de números. Mas elas nada sabem sobre a sabedoria, e nem elaboraram testes para avaliá-la. Nas escolas e universidades muitos tolos são aprovados cum laude. A inteligência é muito importante. Ela nos dá meios para viver. Mas somente a sabedoria é capaz de nos dar razões para viver. Muitas pessoas se suicidam porque, tendo todos os meios para viver ,não tinham as razões para viver.
Proponho-lhe um teste de sabedoria. Ele é muito simples. O seu aniversário está chegando. Você já não é mais jovem. O espelho lhe revela coisas que você não gostaria de saber. Diante da sua imagem no espelho existe sempre o perigo de que uma magia perversa aconteça, e você seja repentinamente transformado em bruxa ou ogro – tal como aconteceu com a madrasta da Branca de Neve. Em desespero, você invoca os deuses. Eles vêm em seu socorro e lhe dizem que atenderão a um desejo seu, a um único desejo. Que súplica você lhes faria?
Digo-lhe que essa seria a hora da pureza de coração, quando todos os supérfluos têm de ser deixados de lado. “Pureza de coração” – assim desse Kierkegaard, meu querido filósofo solitário, companheiro já morto; por vezes os mortos são companhia melhor que os vivos, porque falam menos e ouvem mais -, pureza de coração, ele disse, “é desejar uma só coisa”. Digo que isso é sabedoria, mas pode parecer mais coisa de neurótico obsessivo, ficar querendo uma coisa só, o tempo todo. Você entenderá o que digo se você prestar atenção no vôo dos pássaros. E para ajudá-lo nesse dever de casa, transcrevo o que Camus pensou, ao observá-los. “Se durante o dia o vôo dos pássaros parece sempre sem destino, à noite, dir-se-ia reencontrar sempre uma finalidade. Voam para alguma coisa. Assim talvez, na noite da vida.....” O texto termina assim, com essas reticências que, segundo Mário Quintana, são o caminho que o pensamento deve continuar seguir. Assim é o coração. Há momentos na vida em que ele é como o vôo dos pássaros durante o dia: oscila em todas as direções, sem saber direito o que quer, ao sabor das dez mil coisas que o fascinam, tão desejáveis, cada uma delas uma taça de prazer. Chega um momento, entretanto, em que é preciso escolher uma direção – é preciso descobrir aquela palavra, aquela única palavra que dá nome ao nosso sofrimento, que nomeia a nossa nostalgia, para que saibamos para onde ir.
A Adélia Prado passou por esse teste. Disse ela no seu poema “O tempo”:
(...) Descobri que a seu tempo vão me chorar e esquecer. Vinte
anos mais vinte é o que tenho. Nesse exato momento do dia
vinte de julho de mil novecentos e setenta e seis, o céu é bruma,
está frio, estou feia, acabo de receber um beijo pelo correio.
Quarenta anos! Não quero faca nem queijo. Quero a fome.
A Adélia passou no teste. Ela sabia que seria inútil pedir um vestido novo ou uma operação plástica. Não existe nada que satisfaça o coração. As pessoas não acreditam. Pensam que existe algo que, se elas tiverem, as fará felizes. A felicidade se encontra depois de arranjar um emprego, depois de casar, depois de ter um filho, depois de comprar a casa, depois de comprar o carro, depois de ir ao States, depois de comprar outra casa, depois de comprar outro carro, depois de viajar à Europa. Eassim a coisa vai, sem fim. Sempre depois, elas se sentirão felizes. Mas como a felicidade nunca chega, elas passam a vida inteira sendo levadas pela loucura das dez mil coisas. É sempre a mesma coisa: basta tocar o objeto desejado para compreender que não é bem assim.
Disse o Álvaro de Campos:
Dá-me lírios, lírios e rosas também. Dá-me rosas, rosas e lírios
também. Crisântemos, dálias, violeta, e os girassóis acima de
todas as flores. Dá-me às mancheias, por cima da alma, dá-me
rosas, rosas, e lírios também. Mas por mais rosas e lírios que
me dês, eu nucaacharei que a vida é bastante. Faltar-me-á
sempre qualquer coisa, sobrar-me-á sempre o que desejar.
Ela passou no teste. Fez a súplica sábia. Há um ditado que diz que a melhor comida é angu com fome. Que adianta o bufê servido com dez mil pratos se o corpo não deseja nenhum? Mas se existe a fome, feijão com arroz é uma alegria. Bem-aventurados os que têm fome....
Não parece – mas o quea Adélia fez foi uma oração. Ela rezou. Os poetas rezam sempre. Rezam sempre porque a poesia é coisa que se escreve diante do vazio, mínima refeição de palavras para matar uma fome que não pode ser matada. Os poetas sabem que é inútil que se comprem todas as coisas. Diferentemente daqueles que rezam para que Deus lhes encha a barriga, eles rezam para que nunca deixem de ter fome. Porque, se deixarem de ter fome, eles deixarão de ser poetas. Nada mais triste que um corpo sem desejo. Disso sabem muito bem os amantes. Vejam essa terrível oração de T. S. Eliot: “Salva-me, ó Deus, da dor do amor não satisfeito, e da dor muito maior do amor satisfeito”."
Que tenhamos fome para saborear o mundo!
E, mesmo engolindo alguns amargos, possamos enxergar a graça de todos os doces que encontramos pelo caminho.
Afinal, só conhecendo o azedo podemos nos deleitar com a docilidade da vida.
19 de setembro de 2010
Senhor, olhai por nós que recorremos a vós!
18 de setembro de 2010
Amor Contínuo Robert Frost "Ame seus pais e seus irmãos. Eles são a base de sua vida, seu cão e quem com certeza vai sempre te ajudar. Ame suas tias e tios, porque foram eles que por muitas vezes zelaram seu sono, quando você era apenas uma criança. Eu sei,você não se lembra! Mas você só vai entender o amor dos tios, depois que seu primeiro sobrinho nascer. Então, não perca tempo. Ame seus primos e amigos por mais que eles sejam completamente diferentes de ti. Aceite-os. Aceite-se. Todo mundo tem defeitos. E por falar neles... nos defeitos, ame sua barriga, suas celulites e as tais estrias. Elas indicam que sua vida está repleta de prazeres gastronômicos. Ame também seus quilos a mais, porque se eles não existissem você jamais poderia comemorar a vitória de um dia perdê-los. Ame seu cabelo do jeitinho que ele é. E o seu armário... Mude. Completamente. Doe. Experimente coisas novas, outras cores. Calças largas e calcinhas/cuecas de algodão. E não troque seu velho pijama por nada nesse mundo. Ele é o seu companheiro de sonhos. E é com aquele tênis feio e fora de moda, com o formato exato dos seus pés, que eu acho que você deve sair para caminhar todas as manhãs. Pra amar as coisas que estão do lado de fora. Tarefa difícil. Respire. No fundo, procure outra pessoa para amar um tanto, que dê até vontade de se casar com ela. Namore. E não se preocupe com o tempo que a paixão vai durar. Se gostem. Se assumam. Se curtam. Se abracem. Se beijem. Viagem. E saiam para dançar sempre!!! Tomem café da manhã juntos. Fiquem o domingo inteiro na cama, enquanto o mundo despenca numa chuva fria e fina. E quando você achar que já amou demais nessa vida, tenha filhos. Se não conseguir, adote. Dizem que não há amor maior. E eles vão crescer, amando você e muitas outras coisas e pessoas. Com sorte, você terá netos. E dos seus netos, receberá mais tarde com muito orgulho, o amor dos bisnetos. Pois, o nosso amor é contínuo... É para sempre. É INFINITO!!! O destino decide quem vamos encontrar na vida. As atitudes decidem quem fica!"
Não guarde o Amor com você. Distribua-o pela vida a fora. Ame...Ame... Ame muito... se intoxique com tanto Amor!!!
16 de setembro de 2010
"Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: ' Coitado, até essa hora no serviço pesado.' Arrumou pão e café, deixou tacho no fogo com aguá quente. Não me falou em AMOR. Essa palavra de luxo. "
Pai, você sempre foi um guerreiro, lutou duras e solitárias batalhas e venceu quando não havia condições de vencer. Acreditou nos seus sonhos, perseverou em seu caminho...conquistou! Você é um homem de "veni, vedi, veci". Neste momento, continue a acreditar no guerreiro que existe dentro de você. Seja bravo, seja forte... seja heróico! E esta, em breve, será apenas mais uma batalha da qual saiu VITORIOSO!!!
Na minha primeira noite em Curitiba, na casa da Nêga, eu escutei esta música e pela primeira vez realmente prestei atenção em sua letra. Depois de um pôr do sol maravilhoso no Parque Tanguá, fiz desta a minha música de Curitiba... depois, na Ilha do Mel, tive absolutíssima certeza de que fizera a escolha certa... Nada como confiar em nossos instintos!!!
Yellow (Coldplay)
Look at the stars, Look how they shine for you, And everything you do, Yeah, they were all yellow
I came along, I wrote a song for you, And all the things you do, And it was called Yellow
So then I took my turn, Oh what a thing to have done, And it was all Yellow
Your skin Oh yeah, your skin and bones, Turn into something beautiful, Do you know? You know I love you so, You know I love you so
I swam across, I jumped across for you, Oh what a thing to do 'Cos you were all yellow, I drew a line,
I drew a line for you, Oh what a thing to do, And it was all yellow
Your skin, Oh yeah your skin and bones, Turn into something beautiful, Do you know? For you I'd bleed myself dry, For you I'd bleed myself dry
It's true, look how they shine for you, Look how they shine for you,
Look how they shine for... Look how they shine for you, Look how they shine for you, Look how they shine... Look at the stars, Look how they shine for you, And all the things that you do
Amarela
Olhe pras estrelas, Olhe como elas brilham por você, E por tudo o que você faz, Sim, elas eram todas amarelas.
Eu progredi, Eu escrevi uma canção para você, E tudo que você faz, E ela chamei de "amarela".
Então eu esperei minha vez, Oh que coisa para se fazer, E era tudo amarelo.
Sua pele, Oh sim, sua pele e ossos, Transformaram-se em algo bonito, Você sabe? Você sabe que eu te amo tanto, Você sabe que eu te amo tanto.
Eu atravessei o oceano, Eu superei barreiras por você, Oh que coisa a se fazer, Pois você estava toda amarela.
Eu tracei uma linha, (estabeleci um limite) Eu tracei a linha por você, Oh que coisa a se fazer, E ela era toda amarela.
Sua pele, Oh sim, sua pele e ossos, Transformaram-se em algo bonito, Você sabe? Por você eu daria todo o meu sangue, Por você eu daria todo o meu sangue.
É verdade, olhe como elas brilham para você Olhe como elas brilham para você Olhe como elas brilham para... Olhe como elas brilham por você, Olhe como elas brilham por você, Olhe como elas brilham...
Olhe para as estrelas, Olhe como elas brilham para você, E todas as coisas que você faz.
Estou doida para ver a cara que vai fazer quando me encontrar!!!! Acho que vai ficar paralisada e com toda certeza, vamos chorar. Para, aí sim...divertirmos muitooooooooooooooooooooooooo....
Este é um assunto sobre o qual adoooooooooro falar. Os mais íntimos sabem do amor que nutro por este pequeno (grande) objeto de papel. Sentimento que herdei do meu pai! Minha filosofia é: dinheiro é energia, tem que gastar para poder voltar! Eu sei que muitas vezes eu o usei indiscriminadamente... é que não resisto a um belo vidro de perfume e outras coisinhas que vem embaladas em lindos potinhos. Muitas pessoas vivem para juntar dinheiro, outras apenas para gastá-lo e outras ganham e gastam.... Dinheiro é bom? É. Nos dá um certo conforto e nos permite viver sem grandes preocupações... Dinheiro pode ser a nossa benção ou ruína (como no caso do goleiro Bruno). Eu adorei este artigo que saiu na Revista Veja, por ele nos insitar a pensar na nossa relação com o dinheiro...
Viver ou juntar dinheiro?
por Max Gehringer
Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta, que recebi certa vez. Abre aspas. Li em uma revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico. Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante. Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter feito muitas das viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis. Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na conta bancária. É claro que não tenho esse dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que esse dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre. Gastei meu dinheiro com prazer e por prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida. Fecha aspas.
Quanto tempo não apareço por aqui. Tadinho do meu blog, está tão solitário e vazio...
3 de agosto de 2010
Senhor, permita que hoje meu coração continue sorrindo mesmo tendo vontade de chorar!
30 de julho de 2010
Tenho um redemoinho de pensamentos e sentimentos em minha cabeça. Nada se achega em seu lugar. Uma hora quero isso, outra aquilo e tempos depois tenho um desejo (enorme) de mandar tudo a m*&#...
Se escutasse tudo o que me dizem, ficaria estagnada. Se fizesse o que o outro espera de mim, anularia a minha vontade. Então vou tirar um tempo de mim para mim. Esquecer de tudo que agora me incomoda - parar de buscar soluções e me aninhar no colo do tempo. Esperar o redemoinho passar. Aí sim, serei egoísta e vou fazer o que EU desejo fazer!!!
Essa última semana foi barra, viu... nunca tive tanta notícia pesada de uma só vez. Parece que a bruxa andou solta por ai, fazendo uma bagunça danada. Então, para livrar de toda essa uruca e começar a semana mega-power protegida nada melhor do que o poder de uma oração.
Oração Contra Todos os Males
Espírito do Senhor, Espírito de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, Santíssima Trindade, Virgem Imaculada, anjos, arcanjos e santos do paraíso, descei sobre mim. Fortalecei-me, Senhor, formai-me, enchei-me de Vós e servi-vos de mim. Expulsai de mim todas as forças do mal, aniquilai-as, destruí-as, para que eu fique bem e possa praticar o bem. Afastai de mim os malefícios, a bruxaria, a magia negra, as missas negras, os feitiços, as amarrações, as maldições,o mau olhado, a infestação diabólica, a possessão diabólica, a obsessão diabólica, tudo o que é mal, pecado, ódio, inveja e perfídia; a doença física, psíquica, moral, espiritual e diabólica. Queimai todos estes males no inferno, para que nunca mais me possam prejudicar, nem a nenhuma outra criatura no mundo. Com a força de Deus Todo Poderoso, em nome de Jesus Cristo, o Redentor, e pela intercessão da Virgem Imaculada, ordenai a todo o mal presente, a todos os espíritos impuros, que me deixem imediatamente, para nunca mais voltar, que vão para o fogo eterno, acorrentados pelo Arcanjo São Miguel, por São Gabriel, por São Rafael e pelos nossos santos Anjos da Guarda e esmagados pelo pé da SS. Virgem Imaculada Amém. Aleluia!
Dedico este post, especialmente - ao meu pai, ao Rodrigo (irmão da Nêga) e toda sua família, a Hanna , a Vivi, a Nathália, a Cléo, a Ustane....
Para mim, que não entendo nada de futebol e só conheço, muito mais ou menos, os jogadores do Cruzeiro, Copa do Mundo é sinônimo de farra com os amigos regada a cerveja gelada, churrasco e muita diversão...
O pessoal chegou vestindo as cores da bandeira e munidos de artilharia pesada - as vuvuzelas brasileiras.
Eu não vi o jogo, só escutei os gritos de goolllllll... estava na cozinha, a concentração da mulherada e o melhor lugar da casa, curtindo um papo de ótima qualidade (entenda-se: roupa, maquiagem, homens - os nossos e os outros - e uma leve fofoquinha....).
Os rapagãos estavam bem concentrados no jogo conversando no dialeto futebolês ...
Essa turma é animada, viu...Se depender da torcida deles o Brasil já é Hexacampeão!!!