Já os gregos, muito perspicazes, dizem: "Ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio." A vida é uma sequência de pequenos gestos que não mais se repetem. Mesmos quando parecem se repetir. Cada dia é um novo dia, cada gesto é um novo gesto. Cada sorriso é um sorriso inteiramente novo; cada vez que dizemos: eu te amo, é a primeira e única vez. A vida é um imenso caminho sem volta. Uma oportunidade perdida, é perdida para semrpe.
Só uma vez passamos por este caminho e temos obrigação de deixá-lo um pouco mais bonito porque nós passamos por ali. Só uma vez temos oportunidade de enxugar aquelas lágrimas, só uma vez temos oportunidade de colocar a mão no ombro de nosso semelhante e dizer a ele: eu estou contigo.
Mas a rotina nos engana. Imaginamos que estamos repetindo um gesto pela milésima vez. Na realidade é um gesto novo. Cada manhã devemos olhar o nascer do sol como se fosse a primeira vez, a primeira manhã do mundo; cada manhã devemos dizer um bom-dia com a magia de uma única vez. Mesmo porque pode ser a primeira ou a última vez.
Numa velha sacristia, sobre o pequeno armário diante do qual o sacerdote colocava suas vestes litúrgicas, uma inscrição, desbotada pelo tempo, alertava: "Deves celebrar esta Missa como se fosse a primeira, a última e a única da vida..."Cada Missa, ensinava a inscrição, deveria ter a magia da primeira Missa celebrada, o capricho da única e a emoção da derradeira Missa. O mesmo cuidado seria recomndável para cada pequeno - ou grande - gesto de nossa vida.
Fernando Sabino fala de três certezas fundamentais: a certeza de que estamos sempre iniciando, a certeza de que precisamos continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes do fim.
E o Evangelho nos anima: a cada instante podemos recomeçar, podemos mudar totalmente nossa vida. É o incrível valor do momento presente. Mesmo porque não sabemos se haverá outro. pode ser a oportunidade final. Algumas oportunidades são únicas.
(Autoria e fonte desconhecidas)
Recebi este texto da minha amiga Ana Raquel.
Achei tão lindo e ele me tocou tão profundamente, que fiz questão de dividí-lo com vocês.
Achei tão lindo e ele me tocou tão profundamente, que fiz questão de dividí-lo com vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário